Airbus fecha 2019 com prejuízo devido a envolvimento em casos de corrupção

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeronáutica Airbus anunciou nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, perdas líquidas de 1,36 mil milhões de euros em 2019, devido a multas de 3,6 mil milhões de euros que terá de pagar devido ao envolvimento em casos de corrupção e por encargos relacionados com revisões de contratos de exportação de aviões militares. Em 2018, o grupo aeronáutico europeu tinha registado um lucro líquido de cerca de 3.000 milhões de euros.

Os resultados do exercício do ano passado “refletem os acordos finais concluídos com as autoridades para encerrar as investigações de conformidade, bem como um encargo relacionado à revisão das nossas previsões de contratos de exportação para o A400M”, afirmou o presidente executivo da Airbus, Guillaume Faury, citado no comunicado de imprensa.

A Airbus celebrou um acordo em 31 de janeiro com as autoridades judiciais francesas, britânicas e norte-americanas para evitar processos em casos de corrupção à margem da celebração de contratos.

Este caso, que ameaça o gigante aeronáutico, com 134.000 trabalhadores e grande contribuinte líquido para o comércio externo da Alemanha e da França, contribuiu para a mudança da equipa dirigente do grupo europeu. Um assunto que remonta a 2014 e refere-se a uma série de omissões e inexatidões sobre a identificação e o papel de alguns intermediários que intervieram à conta da Airbus para conseguir contratos civis e militares.

O fundo da questão é que, ao receber créditos para a exportação de agências governamentais na Europa, a Airbus era obrigada a mencionar os intermediários envolvidos nos seus contratos e se não o fizesse expunha-se a processos penais.

A Airbus decidiu suspender a utilização de consultores e adotou uma operação de transparência para procurar uma saída negociada com as autoridades dos países para evitar uma condenação.

Nos Estados Unidos, o departamento de Justiça também abriu um processo por uma possível infração da regulamentação sobre a venda de armas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Roménia compra 32 aviões caças-bombardeiros furtivos ‘F-35’ aos EUA

A Roménia assinou nesta quinta-feira, dia 21 de novembro,...

NAV Portugal assume papel de liderança na Aliança COOPANS – Pedro Ângelo nomeado vice-presidente

O presidente executivo da NAV Portugal, Pedro Ângelo, foi...

DAMAC Air – Nova companhia com sede no Dubai pretende abrir uma nova era nas viagens de luxo

O Grupo DAMAC Properties, conhecido no Médio Oriente pela...