A construtora aeronáutica europeia Airbus anunciou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, que obteve uma primeira autorização dos Estados Unidos da América para a entrega de aviões comerciais de passageiros ao Irão, pré-condição para a conclusão de um contrato de fornecimento de 118 aparelhos, celebrado em Janeiro deste ano, aquando da visita do Presidente do Irão a França (LINK notícia relacionada).
“A Airbus pediu duas licenças e a primeira foi dada ontem à noite (terça-feira)”, declarou um porta-voz do grupo à agência France Presse, acrescentando que o fabricante europeu estima que a segunda autorização será dada “nas próximas semanas”.
No final de janeiro, o Irão e a Airbus assinaram um memorando de acordo com vista ao fornecimento de 118 aparelhos, um contrato orçado entre 10 a 11 mil milhões de dólares (8,9 a 9,8 mil milhões de euros), mas esta venda estava dependente da luz verde de Washington, uma vez que os aviões estão equipados com componentes norte-americanos. Estas licenças dizem respeito a aviões de médio curso A320 e de longo curso A330.
Na sequência do acordo sobre o programa nuclear iraniano, concluído em julho de 2015 entre Teerão e as grande potências ocidentais (EUA, União Europeia e ONU), parte das sanções económicas impostas ao Irão foram levantadas em janeiro deste ano. O Irão passou a poder exportar petróleo e aumentaram as trocas comerciais com a União Europeia.