O primeiro Airbus A330 na variante de 242 toneladas de peso máximo à descolagem (MTOW – Maximum Take-Off Weight) completou com sucesso o seu primeiro voo, descolando e aterrando novamente no aeroporto de Toulouse-Blagnac, após voar durante 3 horas e 30 minutos.
“Felicito toda a equipa encarregue do A330 de 242 toneladas por este feito, antecipando o calendário previsto. Estamos em linha para entregar esta variante de maior peso, em 2015, à Delta Air Lines, que será também o cliente lançador do A330neo”, afirmou Didier Evrard, vice-presidente executivo da Airbus para os programas de desenvolvimento de novos aviões.
O A330 de 242 toneladas MTOW constitui a plataforma do futuro A330neo e representa um exemplo concreto da estratégia de inovação implementada pela Airbus. Esta nova variante oferece mais capacidade a menores custos operacionais com um raio de acção alargado a mais 500 milhas náuticas (804, 6 quilómetros), com uma poupança até 2% no consumo de combustível, beneficiando de uma fiabilidade operacional acima de 99%. O novo Airbus pode efectuar voos até 15 horas de duração.
.