A Airbus revelou no final do mês de julho uma imagem do primeiro avião Airbus A350-1000, fotografado nas instalações da fábrica em Toulouse, França, depois de ter saído da oficina de pintura.
Seguem-se trabalhos de montagem de equipamentos diversos, nomeadamente os potentes motores Rolls-Royce XWB, para que a nova aeronave, a mais extensa da gama de aviões de longo curso da Airbus, com 74 metros de comprimento, estar apta para o primeiro voo de testes, que deverá ocorrer no quarto trimestre deste ano.
A construtora espera ter o A350-1000 a voar comercialmente no final de 2017, após as necessárias certificações das autoridades reguladoras da aviação comercial, nomeadamente da EASA, na Europa, e da FAA, nos Estados Unidos da América.
O novo avião será colocado no mercado com uma versão de três classes para transportar um total de 366 passageiros. A Airbus tem projetada uma outra configuração de cabina para o A350-1000, com capacidade para transportar até 440 passageiros, com uma única classe, para rotas de alta densidade de passageiros, que está a ser apresentada a companhias de vários países asiáticos.
- Foto © AIRBUS/A. Domenjou