A British Airways confirmou na manhã desta segunda-feira, dia 12 de outubro, que o presidente executivo da companhia aérea britânica que lidera o grupo IAG, Alex Cruz (na imagem), foi demitido das suas funções com efeitos imediatos.
O novo presidente executivo do Grupo IAG, o também espanhol Luis Gallego (ex-presidente executivo da Iberia) já indicou Sean Doyle, que até agora era presidente executivo da companhia irlandesa Aer Lingus, para ocupar o lugar de Alex Cruz, que deixa a British após quatro anos em que a sua gestão foi muito contestada, sobretudo por ter sido muito baseada numa perspectiva de corte de custos, alterando para pior a prestação de serviços aos passageiros da companhia britânica e criando situações muito embaraçosas no seio da empresa e de choque com a sua tradicional política de gestão.
Donal Moriarty, atual diretor de assuntos corporativos da Aer Lingus, vai assumir interinamente as funções de CEO.
O comunicado da IAG, divulgado na manhã desta segunda-feira, no qual são anunciadas as mudanças, Luis Gallego assinala: “A IAG provou ser um dos principais grupos de companhias aéreas do mundo, com um portfólio de empresas de sucesso. Estamos passando pela pior crise que nosso setor enfrenta e estou confiante de que essas promoções internas garantirão que o IAG esteja bem posicionado para emergir em uma posição de força. ”
“Quero agradecer a Alex por tudo o que fez na British Airways. Ele trabalhou incansavelmente para modernizar a companhia aérea nos anos que antecederam a celebração do centenário. Desde então, ele conduziu a empresa por um período particularmente exigente e chegou a acordos de reestruturação com a grande maioria de seus funcionários. ”
Sobre o novo presidente, Sean Doyle, Luis Gallego diz que tem vasta experiência na British Airways, tendo trabalhado na companhia durante 20 anos antes de ser nomeado para dirigir a Aer Lingus há quase dois anos, “onde fez um excelente trabalho, e tenho a certeza de que continuará assim na British Airways”.
Fernando Candela, com mais de 25 anos de experiência na indústria aérea e “com um excelente trabalho na Iberia Express e LEVEL”, junta-se à comissão de gestão do IAG assumindo o novo cargo de diretor da transformação. “Fernando vai coordenar a mudança em todo o Grupo, com foco na criação de uma empresa adequada para um futuro diferente e preparada para aproveitar as novas oportunidades”, aponta Gallego, que explica que no curto prazo, Candela também se manterá como presidente executivo da LEVEL até que o seu substituto seja nomeado”.