Bem-vindo, !|Sair

Alitalia desperta interesse de 32 investidores internacionais


 

Há 32 entidades que manifestaram interesse em conhecer o caderno de encargos da venda da companhia aérea italiana Alitalia, revelaram os administradores da empresa que não confirmaram a presença da companhia de baixo custo irlandesa Ryanair nesse lote de eventuais investidores, uma notícia adiantada pela imprensa italiana.

Stefano Palean, um dos três administradores nomeados pelo governo italiano para preparar a venda da Alitalia (LINK notícia relacionada), confirmou a existência de 32 manifestações de interesse, que começarão agora a ser analisadas por uma comissão designada para tal efeito. Essas entidades apresentaram propostas e manifestaram interesse em conhecer melhor a situação da companhia e os avanços entretanto operados na sua reestruturação nas últimas semanas, esclareceu o gestor. “Agora vamos lê-las e analisar uma a uma, antes de tomar qualquer decisão”, acrescentou.

A Alitalia encontra-se numa situação de bancarrota e está a sobreviver graças a injeções de capital do governo, configuradas como empréstimos, numa fase especial de transição, já que a legislação europeia não permite o apoio governamental aos sistemas de transportes, públicos ou privados.

A Etihad, grupo aéreo do Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, é dona de 49% do capital da Alitalia, sendo as restantes participações dos bancos italianos Unicredit e Intesa SanPaolo, cada um com 15%. O restante capital é distribuído por empresas públicas em representação do Estado Italiano.

É possível que algum grupo grande e importante da aviação comercial europeia ou internacional subscreva alguma das 32 propostas recebidas, porque, felizmente o número de passageiros a voar na Alitalia não baixou, nem tão pouco a procura pelos seus voos, disse Stefano Palean. O que tem acontecido é uma racionalização das rotas da companhia para reduzir custos.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica