Este vídeo foi filmado por um avião Hercules C-130 da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América, no domingo, dia 25 de Janeiro, depois de um alerta emitido por um piloto que fazia um voo ferry desde a Califórnia (KTCY) até ao Hawai (PHOG).
Já perto do final da viagem o piloto declarou que tinha problemas com as ligações dos tanques de reserva que trazia dentro da aeronave de modo a fazer uma travessia sobre água com mais de 2.100 milhas náuticas, que não é possível com apenas os tanques normais.
O avião, um Cirrus SR-22, passou a ser acompanhado pela Guarda Costeira, até que o piloto transmitiu via rádio que seria impossível repor a alimentação dos tanques auxiliares ao motor, o que deixava o aparelho sem hipótese de chegar ao destino. A única hipótese era amarar.
O piloto decidiu, e bem, desviar a rota e ir de encontro a um ponto de referência, dado pela Guarda Costeira, um navio de cruzeiro que navegava na zona, e ali amarou com recurso ao incrível sistema de pára-quedas de segurança do Cirrus (CAPS parachute system) que tornou uma situação potencialmente grave, numa situação controlável.
Após a amaragem o piloto foi salvo por um barco salva-vidas do navio de cruzeiros em menos de 30 minutos.
Embora se trate de um incidente lamentável com perda do aparelho, a Cirrus vê mais uma vez provada a capacidade do sistema CAPS que tem salvo muitos pilotos de situações aflitivas, e vê neste evento um modo de comprovação e promoção incrível do sistema, visto que este vídeo, e o seu desfecho positivo, se tornarão virais.