Ampliação da pista do Aeroporto da Horta assumida pelo Governo da República

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores, foi incluído no Plano Nacional de Investimentos 2030, anunciou nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas que considerou a medida como “um passo muito importante”, noticia o jornal ‘Açoriano Oriental’.

Ana Cunha, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, em Lisboa, adiantou que “é o primeiro dos investimentos para a Região cuja realização futura está acautelada pela inclusão neste Plano, não em termos de prioridade, mas em termos de indicação. É o primeiro. Isso, logo aí, dá nota da importância que se dá a esse investimento”.

A secretaria regional revelou ainda que, para além de um parecer já solicitado à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, foi também pedido um parecer ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre o mesmo assunto.

Neste âmbito, Ana Cunha sublinhou que o facto de o Governo da República estar a desenvolver passos concretos para a concretização desta intenção, nomeadamente através da realização de estudos, “é uma nota muito importante, é um sinal claro de que este investimento está nos objetivos do Governo da República e, obviamente, nos objetivos do Governo da Região”, disse citada em nota do Executivo.

A governante regional açoriana também levou à reunião uma resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), de julho passado, em que se recomenda ao Governo Regional que solicite ao Governo da República que promova diligências para a operacionalização do regresso da TAP Air Portugal às ligações Lisboa-Horta e Lisboa-Pico.

“Sensibilizámos o senhor ministro para esta recomendação e para o seu conteúdo”, disse Ana Cunha, adiantando que Pedro Nuno Santos respondeu que, “dentro daquilo que são as competências do Governo da República, enquanto acionista, diligenciaria, ou sensibilizaria, a TAP, no sentido de operacionalizar o cumprimento desta resolução da ALRAA”.

A secretária regional salientou que, sendo estas rotas de Obrigações de Serviço Público, “não é uma situação que se consiga obrigar a TAP a fazer, nem muito menos será a curto prazo”, acrescentando que “o nosso papel aqui foi o de sensibilizar o senhor ministro para que, junto da TAP, dentro das suas relações institucionais, e que são de acionista e de tutela, promova, pelo menos, a consideração desse regresso, ou a consideração da assunção dessas rotas”.

 

  • Na imagem vemos um avião da TAP Air Portugal a aterrar no Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, que integra o arquipélago e Região Autónoma dos Açores. Foto © ANA – Aeroportos de Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...