ANA Aeroportos e THALES Portugal estabelecem parceria em Inovação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA Aeroportos de Portugal, SA e a THALES Portugal, SA estabeleceram no passado dia 14 de dezembro um Acordo de Parceria estratégica, no âmbito da Inovação e Desenvolvimento (I&D), na área de monitorização e gestão de fluxos. Esta parceria também abrange a área de otimização dos processos operacionais para o Terminal e Lado Ar, incluindo a industrialização e comercialização das soluções que vierem a ser desenvolvidas ao abrigo do mesmo acordo.

O acordo foi celebrado na sede da Thales Portugal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, durante a cerimónia de abertura de um ‘Innovation Hub’, centro de competências no domínio dos transportes, que tem por objetivo promover a partilha de conhecimentos e acelerar o aparecimento de novas soluções e produtos comercializáveis.

O ‘Innovation Hub’ da Thales traduz um reforço da aposta em inovação e desenvolvimento de produto e representa uma oportunidade para a criação de parcerias entre gestores de infraestruturas de transportes, comunidade científica e indústria.

Surge ainda esse acordo como resultado natural da colaboração que estas duas empresas têm vindo a desenvolver desde 2008 no âmbito de projetos nacionais e europeus.

Através deste documento, a ANA reconhece que os conhecimentos adquiridos no âmbito do Projeto AIMPAX, podem produzir um real contributo para o incremento e melhoria das suas atividades, sendo também aplicáveis não só nos aeroportos da sua rede, bem como em outras entidades gestoras e concessionárias de operações aeroportuárias, designadamente de aeroportos que integram o universo do Grupo VINCI.

Por seu lado, a THALES reconhece que os conhecimentos adquiridos no âmbito do referido projeto podem ser alargados, convertidos em produto e de um modo comercialmente interessante, serem promovidos e disseminados num cenário aeroportuário global, incluindo nos aeroportos que integram o universo do Grupo VINCI.

Refira-se que as soluções desenvolvidas no âmbito de projetos levados a cabo ao abrigo deste Acordo são compropriedade da ANA e THALES.

 

O que é o Projeto AIMPAX?

Tendo como visão inicial a necessidade de entender e descrever a dinâmica global de ocupação do espaço de um Aeroporto, este projeto desenvolve um conceito inovador em que, através de um conjunto heterogéneo de sensores, se consegue saber ou estimar em tempo real a localização dos diversos ocupantes desse espaço.

O projeto AIMPAX permite dotar o ALS e outros aeroportos da ANA e do Grupo VINCI de mecanismos que permitem, a cada momento, conhecer não só o estado de ocupação e utilização do espaço como prever ocorrências e atuar proactivamente para evitar situações críticas.

O sistema pretende proporcionar mecanismos de alerta fiáveis, informando os decisores de quando e onde agir, com indicação das possíveis opções de ações a tomar, assegurando também a monotorização, em tempo real, de SLAs diversos (operacionais, de segurança e comerciais).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...