As taxas aeroportuárias vão aumentar nos aeroportos que são explorados, desde 2013, pela ANA – Aeroportos de Portugal, no continente e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, informou na semana passada a empresa concessionária dos 10 maiores aeroportos portugueses.
A empresa que integra o grupo Vinci Airports, justificou que a atualização de preços é decorrente de um crescimento do tráfego acima do previsto.
As taxas irão subir 1,44% (16 cêntimos de euro) em Lisboa, 1,38% nos Açores (10 cêntimos) e 0,01% na Madeira (um cêntimo); o ajustamento tarifário não irá produzir alterações no Terminal Civil de Beja.
“As evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, situando-se abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igual- mente importante, não comprometem a atividade dos aeroportos do grupo de Lisboa nem a respectiva competitividade tarifária”, lê-se na deliberação, publicada no sítio de Internet da gestora (www.ana.pt).
Na próxima sexta-feira, no dia 11 de janeiro, as taxas da ANA sobem 1,4% (11 cêntimos) no Porto e 1,49% (12 cêntimos) em Faro.