ANA investe 55 milhões na ampliação do Aeroporto Sá Carneiro – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=“750” height=


 

A ANA Aeroportos de Portugal vai investir 55 milhões de euros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte de Portugal, anunciou neste sábado, dia 18 de março, o ministro do Planeamento e Infraestruturas.

Pedro Marques, que falava na cerimónia de atribuição dos prémios de ‘Melhor Aeroporto Europeu’ na categoria de aeroportos com dimensão entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano e ainda como ‘Terceiro Melhor da Europa’ na categoria dos aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros, explicou que o investimento será aplicado no reforço da segurança e fluidez no despacho de bagagens e para a construção, no próximo ano, de um caminho de serviço ‘Fox’ e de uma saída rápida alternativa de pista de pouso e aterragem, que permitirá aumentar a capacidade daquela infraestrutura aeroportuária “de 20 para 32 movimentos por hora”.

“Isto dá-nos todas as condições para que este aeroporto seja cada vez mais o grande aeroporto do noroeste peninsular e para que ele sirva o crescimento e a dinâmica da atividade económica não só da região, mas do país, porque nos próximos anos vamos ter que continuar a desenvolver muito a capacidade dos nossos aeroportos”, afirmou o governante, segundo despacho da agência Lusa.

O ministro destacou que, “o turismo está a crescer muito, a atividade económica está a correr muito bem no final do ano passado e no início deste ano, e o número de slots [faixas horárias] pedidas pelas companhias aéreas para o verão deste ano é outra vez muito grande”, salientando que Portugal tem que “continuar a aproveitar”, mas “também a induzir” apostando em “aeroportos de qualidade”.

O ministro toma como exemplo o aeroporto de Porto, recordando que tem registado “um aumento de capacidade de quase 300% ao longo dos últimos anos”, ultrapassando a marca dos nove milhões de passageiros em 2016 mas mantendo-se ao mesmo tempo e, consecutivamente “no top três europeu” em termos de qualidade de serviço.

O ministro abordou ainda o estado em que se encontram as obras de ampliação das estruturas de apoio no Aeroporto de Faro/Algarve, também da responsabilidade da ANA. São obras que aumentarão a capacidade do Aeroporto de Faro, “que ficará praticamente um novo aeroporto a partir deste verão”, e as “decisões que vão ser tomadas ao longo dos próximos anos de investimentos muito grandes a realizar na capacidade aeroportuária da região de Lisboa”.

“Como

 

Medalha de Ouro da Cidade do Porto para o diretor do Aeroporto

Na mesma cerimónia que teve lugar numa área pública de atendimento de passageiros no terminal de passageiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, aproveitou a ocasião para atribuir a Medalha de Mérito de Grau Ouro ao diretor do Aeroporto Sá Carneiro, mostrando-se “muito satisfeito” com os investimentos anunciados.

Rui Moreira recordou que “quando foi decidida a construção deste aeroporto houve muita gente, até aqui da nossa terra, que disse que isto era um disparate, que era grande demais, que não era preciso”. Agora serão necessárias obras urgentes para a ANA dar resposta aos pedidos de slots de diversas companhias aéreas, nomeadamente europeias, que pretendem voar para o norte de Portugal.

 

  • Veja em seguida um resumo da cerimónia realizada no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro. Vídeo produzido pelo Portal de Notícias do Porto (www.porto.pt)

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...