A Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal (ANAC) realizou, de 16 a 20 de outubro, uma ação de formação/on job training, no domínio da Regulação Económica e Segurança Operacional, para quatro colaboradores do Departamento de Transporte Aéreo do Instituto Nacional da Aviação Civil de São Tomé e Príncipe. Esta iniciativa insere-se no quadro da cooperação entre os países da Comunidade de Autoridades de Aviação Civil Lusófonas ( CAACL ).
Ao longo da semana, para além dos princípios gerais da Regulação Económica, foram tratados os temas de Assistência em Escala, Licenciamento do Transporte aéreo, Acesso ao Mercado, Regulação da Navegação Aérea e Aeroportuária, Proteção de Passageiros, bem como, no domínio da Segurança Operacional, os procedimentos para a emissão e supervisão de um Certificado de Operador Aéreo (COA) e as matérias relacionadas com ‘Root Cause Analysis in Aviation’.
“Numa apreciação global muito positiva, os participantes, após os agradecimentos à ANAC, não deixaram de registar como desejável uma maior duração da iniciativa, em face do interesse, utilidade e complexidade das matérias tratadas”, refere uma nota da entidade portuguesa de aviação civil.