Um avião Antonov 26 cargueiro pertencente à companhia ucraniana Air Sirin, despenhou-se na madrugada da passada segunda-feira, dia 29 de Dezembro, nas montanhas de Kafinda, a cerca de 25 kms da cidade de Uvira, no leste do Congo.
O avião sinistrado, que tinha a bordo seis tripulantes, tinha levantado voo de Bujumbura, capital do Burundi, pouco depois da meia-noite do dia 28 de Dezembro e atravessaria o Congo até Ponta Negra, no Congo Brazaville. O avião tinha iniciado a viagem no Aeroporto de Entebe, no Uganda, e tinha reabastecido na capital do Burundi.
O correspondente do site ‘ETNews‘ na África, refere que a comunidade aeronáutica está a especular que o avião era velho e não disponha de equipamentos modernos que auxiliassem na navegação, pelo que, como estava de noite a tripulação não se apercebeu da proximidade das montanhas, nem para isso foi alertada, pelo que acabou por embater nas rochas, depois de ter perdido altura.
No seu site o canal radiofónico panafricano ‘Radio Okapi’ refere que pescadores que se encontravam no Lago Tanganica viram o avião a voar muito baixo e com falhas num motor, cerca da uma hora da madrugada. Está a ser anunciado que o Antonov terá caído pelas 03h00 locais.
Conhecem-se poucos pormenores sobre a carga que transportava e sobre os seis ocupantes, se seriam todos tripulantes ou também alguns passageiros. Morreram carbonizados no incêndio que se seguiu à queda do aparelho, segundo comunicaram ao governo indígenas residentes das montanhas.
O avião tinha registo 4L-AFF da República da Geórgia, e tinha sido fabricado na Ucrânia no tempo da ex-União Soviética (MSN 8608), tendo entrado ao serviço em 1979. Tratava-se de uma aeronave com 35 anos de serviço.