Os deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, em Lisboa, aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, a presença no parlamento do presidente executivo da ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière, para prestar esclarecimentos acerca da ampliação da pista do aeroporto da Horta, na ilha do Faial.
Assim, o presidente executivo da gestora de aeroportos do grupo VINCI será ouvido, em data ainda a agendar.
Em nota de imprensa, distribuída em 27 de julho passado, os deputados socialistas João Castro, Isabel Rodrigues e Lara Martinho, eleitos pela Região Autónoma dos Açores, indicaram, na ocasião, que querem que o responsável da ANA preste “esclarecimentos referentes à ampliação da pista do aeroporto da Horta”.
O comunicado realçava que, devido à dimensão da pista, o aeroporto da Horta “opera com penalizações na ligação ao continente”, o que afeta o “número de passageiros, a bagagem, a carga e o próprio combustível”.
Os socialistas lembravam também que a Assembleia da República já aprovou uma resolução que recomenda ao Governo a “adoção de medidas urgentes para a ampliação da pista” daquela infraestrutura.
O PS/Açores realçava ainda que o Orçamento do Estado prevê que sejam tomados os “procedimentos necessários para a viabilização e antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta”.
Contudo, assinalavam os socialistas, a ANA tornou público “não estar fora de hipóteses” promover uma “diminuição efetiva de pista utilizável para aterragem e deslocação das aeronaves”.
“Nesse sentido e referindo-se à gravidade da situação, face a uma posição desta natureza, os deputados socialistas referem ser um desrespeito claro pelas recomendações da Assembleia da República e pelos compromissos assumidas pelo atual Governo da República”, concluía o comunicado.
Em 24 de junho, o PS da ilha do Faial, nos Açores, alertou para uma “redução da área útil” da pista do Aeroporto da Horta no projeto de ampliação, lamentando o silêncio do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) e a “subserviência” à empresa concessionária.
Em 14 de junho, o Governo da República criou um grupo de trabalho para estudar a ampliação do Aeroporto da Horta, na ilha do Faial, que irá integrar representantes dos ministros do Planeamento e das Infraestruturas.
Em 11 de maio foi revelado que a prioridade para o aeroporto da Horta é completar a área de segurança até 2024, segundo a ANA, que assumiu o “compromisso” de analisar a ampliação da pista, numa resposta que deixou o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, “satisfeito”.