A fábrica de aviões brasileira Embraer, considerada a terceira maior do mundo nos seus segmentos de produção – aviação comercial, de transporte comercial e executiva; aviação ligeira para trabalho aéreo e defesa –, anunciou na semana passada que iniciou o seu processo de reestruturação interna, que resulta não só do insucesso do negócio de venda de alguns ativos à Boeing, como de um natural redimensionamento, necessário após a pandemia de covid-19.
Para já foi decidida a nomeação de um novo presidente e diretor-geral (CEO) da Embraer Aviação Comercial, tendo a escolha recaído em Arjan Meijer, que sucede a John Slattery, e que passa a reportar diretamente a Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.
Arjan Meijer tem 47 anos de idade e atuava como administrador executivo para as Operações Comerciais (CCO) da Embraer Aviação Comercial desde janeiro de 2017. Durante a sua gestão foi responsável pela área global de vendas e marketing, contribuindo para a empresa conquistar 35 campanhas de vendas. Arjan entrou na companhia em abril de 2016 como vice-presidente da Aviação Comercial para Europa, Oriente Médio, África e Rússia.
Antes da Embraer, Arjan Meijer atuou por 15 anos em vários cargos de liderança no grupo KLM. As suas últimas posições foram de vice-presidente de serviços técnicos e desenvolvimento de frota na subsidiária KLM Cityhopper e diretor-geral da KLM Engenharia no Reino Unido. É formado pela Universidade de Delft, na Holanda, e na Universidade Purdue nos Estados Unidos. Tem ainda um mestrado em Engenharia Aeronáutica e MBA em Administração e Negócios.
“Arjan fez um excelente trabalho como líder da área de vendas na aviação comercial. Ele tem energia, experiência internacional e competências necessárias para liderar a unidade de negócio neste momento único”, afirma Francisco Gomes Neto, no comunicado distribuído pela empresa que confirma a nomeação.