As oportunidades da indústria aeronáutica em foco no Portugal Air Summit

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Portugal Air Summit 2022 abriu nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no Alto Alentejo, com uma vasta programação de conferências, exposição de diversos parceiros do setor, nomeadamente escolas de aviação, produtores industriais e representações de equipamentos para aviação e aeroportos, e um programa exterior de exibições estáticas de aviões e treinos de exibição de aeronaves de diversos tipos.

A gestão de topo na aviação, a transição tecnológica na indústria aeronáutica, a mobilidade positiva dos aeroportos portugueses e a evolução do setor espacial foram alguns dos temas que deram o mote à programação de conferências e intervenções do primeiro dia do evento que se realiza pela sexta vez. Estes momentos de debate, reflexão e partilha de conhecimento acontecem nos palcos, denominados ‘ANAC’ e ‘NAV’, patrocinadores do certame, e juntaram intervenientes de peso para o setor como Tânia Cardoso Simões, presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC); Christine Ourmières-Widener, presidente da Comissão Executiva da TAP S. A.; Alexandra Reis, presidente da NAV Portugal; Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos Portugal; João Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL; e Alexandre Alves, administrador executivo do Grupo Sevenair, entre outros.

Em paralelo decorreu o programa de exposições de aviões e treinos de exibição, que atraem a atenção de vários públicos, sobretudo dos alunos das escolas, spotters e entusiastas, e dois momentos de relevo: a assinatura do memorando de entendimento entre a ‘EEA – Aircraft and Maintenance’ e a Câmara Municipal de Ponte de Sor, no âmbito da produção da primeira aeronave 100% portuguesa, designada por LUS 222; e a inauguração do novo Hangar da AEROMEC, o novo player do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor.

O dia fica também marcado pela presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário (foto acima), enfatizou a estratégia de desenvolvimento do Aeródromo de Ponte de Sor, numa perspetiva de desenvolvimento regional, destacando que “o cluster aeronáutico do município tem tido uma crescente notoriedade nacional e internacional. Apresenta-se atualmente muito mais robusto e diversificado, e é claramente um projeto com futuro que reúne um polo de formação e apresenta condições ímpares para fixação de empresas, totalizando já 14 empresas, num posicionamento diversificado”.

Destacou ainda a importância de todos os parceiros que tornaram mais uma edição da cimeira possível. Terminou referindo que a edição deste ano ficará sempre marcada pela notícia das três agendas mobilizadoras que o concelho integra: Aero.next – da primeira aeronave portuguesa; Neurospace – ligada aos detritos espaciais numa ótica de sustentabilidade e NewSpace, de produção de microssatélites.

O secretário de Estado da Economia, João Neves (foto acima), enalteceu o Portugal Air Summit como um “evento que serviu para reforçar a confiança dos investidores, fortalecendo a imagem de Portugal como um local onde as oportunidades empresariais podem ser concretizadas”. Sublinhou ainda que esta cimeira é um “exemplo de quando as vontades remam juntas é possível construir soluções com valor para a nossa sociedade” e afiançou que o Ministério da Economia vai “destacar o papel do Portugal Air Summit como catalisador para construir um país melhor”.

No encerramento do primeiro dia de conferências de cariz mais oficial, o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, destacou “a capacidade, a resistência e a vontade ao longo dos anos para erguer este evento que já se tornou uma referência, que coloca Portugal na linha da frente, contribuindo de forma clara para a inovação tecnológica, capacidade exportadora e de atração e geração de emprego”.

 

Programa do segundo dia do Portugal Air Summit 2022

Mais de duzentos alunos assistirão nesta quinta-feira, dia 13 de outubro, a uma sessão sobre Space Careers, promovida pela Ciência Viva e Município de Ponte de Sor, que irá dar a conhecer as possibilidades de carreiras e de formação relacionadas com o espaço, defesa e aeronáutica.

A sessão de abertura do segundo dia do PAS2022 estará a cargo de Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Marco Capitão Ferreira, secretário de Estado da Defesa Nacional, encerrará o segundo dia de cimeira aeronáutica.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...