Aumentos de capital na SATA foram ilegais, decidiu a Comissão Europeia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Comissão Europeia considerou que os aumentos de capital realizados nas companhias aéreas do Grupo SATA antes de pandemia de covid-19 foram ilegais, tendo a empresa que devolver à região 73 milhões de euros.

Os três apoios investigados por Bruxelas, no valor de 73 milhões de euros, foram considerados “ajudas públicas ilegais” porque “não obtiveram autorização prévia” da Comissão Europeia, afirmou nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, o secretário das Finanças do Governo dos Açores, Bastos e Silva, durante o debate do Programa de Governo, a decorrer no parlamento açoriano, na cidade da Horta, ilha do Faial.

Nesse sentido, prosseguiu, a SATA “tem de devolver à Região” esse montante, segundo noticiou a agência ‘Lusa’.

A decisão da Comissão Europeia foi comunicada ao executivo na sexta-feira passada, dia 4 de dezembro, acrescentou o governante açoriano.

Em meados de agosto, a Comissão Europeia deu luz verde a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea SATA, com sede na Região Autónoma dos Açores, mas abriu uma investigação para avaliar o cumprimento das normas comunitárias em três apoios públicos à companhia.

As dificuldades financeiras da SATA perduram desde, pelo menos, 2014, altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo Regional dos Açores começou a registar prejuízos, entretanto agravados pela pandemia de covid-19.

Foi devido a essas dificuldades que a Região Autónoma dos Açores aprovou, desde 2017, três aumentos de capital na companhia aérea, para colmatar carências de liquidez.

São estes apoios públicos que Bruxelas investigou e definiu como ilegais, declarou o secretário regional do novo executivo açoriano com a tutela das Finanças.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...