Autoridade de Concorrência do Brasil aprova reversão de capital da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 width=

O Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE), a autoridade da concorrência do Brasil, aprovou sem restrições a compra de ações da TAP pela ‘Parpública’, holding que gere as participações do Estado Português em empresas, noticia a imprensa brasileira na terça-feira, dia 5 de Julho, que cita um despacho publicado por aquele órgão.

A autoridade de concorrência brasileira concede assim o seu aval a que o Estado Português recompre ações da TAP ao consórcio ‘Atlantic Gateway’, elevando a sua posição para 50% num negócio no valor de 1,9 milhões de euros.

No seu parecer, o CADE afirma que “a empresa que pretende adquirir o controlo compartilhado da TAP, a sua acionista ‘Parpública’, não atua no mercado brasileiro da aviação civil por meio de outras empresas. Desta forma, não há que se falar em novas sobreposições horizontais ou integrações verticais, ou mesmo reforço destas, por meio desta operação. Assim, a partir da análise desenvolvida, conclui-se que a operação proposta não enseja preocupações ao cenário concorrencial brasileiro”.

A operação de compra de ações da TAP por parte do Estado Português ao consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa para possuir 50% do capital do grupo aéreo lusitano foi submetida a um conjunto de autoridades da concorrência e não apenas à portuguesa.

A aprovação do negócio por parte destas entidades é uma das condições para a conclusão da venda, que está ainda dependente da conclusão da negociação com a banca. Em Conselho de Ministros, em Lisboa, terá também de ser aprovada a oferta de 5% da companhia junto dos trabalhadores, como está previsto no contrato de privatização de parte do capital da TAP SGPS.

O Governo Português apontou para meados de agosto deste ano  a conclusão deste processo.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...