Um avião Boeing 757-200, matrícula G-LSAC, da companhia britânica Jet2, que fazia o voo regular LS765 entre a cidade de Manchester, no norte da Inglaterra, e a ilha da Madeira, divergiu na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, norte de Portugal, devido a indisposição de um dos pilotos.
A “assistência médica”, por parte de uma viatura de socorro médico do INEM e de uma ambulância, foi prestada com o avião imobilizado na pista, o que levou ao cancelamento do movimento aéreo no aeroporto durante cerca de meia hora, informou a ANA – Aeroportos de Portugal, concessionária da infraestrutura. O tráfego foi reaberto pelas 11h00 locais (10h00 UTC).
Segundo noticia a imprensa britânica, logo que foi verificado o desmaio do piloto, foi solicitado a outro piloto que seguia no avião, em viagem de férias, para aceder ao ‘cockpit’, onde substituiu o colega que ficou incapacitado. Tudo correu bem e o facto do avião ter parado na pista de aterragem foi motivada pela urgência de ser prestado socorro rápido ao tripulante que estava doente, justificou a companhia.
O piloto foi levado para uma unidade hospitalar e os passageiros desembarcados.
Ao fim da tarde desta segunda-feira chegou ao Porto uma nova tripulação da Jet2 que assumiu a continuação do voo para a Madeira, agora com o código LS765D. A aeronave descolou do Aeroporto Sá Carneiro pelas 20h45 locais (mesma hora no Reino Unido) e aterrou no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo às 22h16. O avião iniciou depois, pelas 23h46, o voo LS766 com destino a Manchester, que deveria ter descolado pelas 11h50. Aterrou no destino pelas 03h15 desta terça-feira, dia 27 de agosto.
- Foto © FLICKR.com/Paul Nelhams
- Notícia atualizada às 11h00 UTC de terça-feira, dia 27 de agosto.