Um Airbus A330-200 da TAP Air Portugal colidiu com um pássaro de grande porte, no momento em que descolava do aeroporto de Nova Iorque/JFK, nos EUA, na noite da passada sexta-feira, dia 26 de maio.
O comandante do voo apercebeu-se do impacto, ocorrido no momento em que o avião deixava a pista e iniciava a subida e solicitou imediatamente prioridade para retornar ao aeroporto, onde foram tomadas as medidas de prevenção previstas para estas situações, perante o risco da aterragem de um avião pesado e carregado de combustível. A aterragem foi normal e ocorreu após pouco mais de 15 minutos de voo.
Os passageiros foram protegidos noutros voos da companhia e seguiram os seus destinos no dia seguinte.
O avião, matrícula CS-TOO, realizava o voo TP208 entre Nova Iorque e Lisboa. A TAP enviou para a cidade norte-americana uma equipa de manutenção, que inspecionou o aparelho e está a trabalhar na recuperação da avaria sofrida por um dos motores devido ao impacto da ave, segundo informou a companhia aérea ao ‘Newsavia’. A aeronave, na tarde desta quarta-feira, dia 31 de maio, ainda estava em Nova Iorque.
Actualização:
O avião Airbus A330-200, CS-TOO, regressou a Portugal na noite do dia 1 de junho de 2023, tendo aterrado pela manhã do dia seguinte em Lisboa. Neste mesmo dia, sexta-feira, dia 2 de junho, retomou os voos normais, realizando a ligação regular Lisboa-Fortaleza, no Estado do Ceará, no Nordeste Brasileiro.