Governo Português com dificuldades em contratar 60 meios aéreos para combate a fogos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Português está “a trabalhar afincadamente” para garantir que na fase mais crítica de incêndios rurais existam 60 meios aéreos, número idêntico ao de anos anteriores, disse nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a secretária de Estado da Proteção Civil.

“Estamos a trabalhar afincadamente entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção e Civil (ANEPC) e a Força Aérea, a quem compete há cerca de três anos a contratualização destes meios, para garantir que na fase mais critica temos pelo menos os mesmos meios que tivemos nos anos anteriores, 60 meios aéreos”, precisou Patrícia Gaspar, na Assembleia da República, durante um debate de atualidade sobre incêndios rurais requerido pelo PSD.

No entanto, sustentou, o Governo quer “ir mais além” e quer “tentar ultrapassar, reforçar e crescer esta capacidade aérea”.

“É por isso que estamos a trabalhar”, afirmou, dando conta que existe “efetivamente um mercado difícil neste momento” devido a “constrangimentos que advém da situação de guerra vivida no Leste Europeu e também de muitos mais países que neste momento estão a ir ao mercado”.

A secretária de Estado indicou que “o mercado não está a responder como em anos anteriores” e “não é uma situação que o Governo consiga controlar”.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) prevê para este ano 72 meios aéreos que deviam estar a funcionar a partir de quinta-feira, dia 1 de junho, quando acontece um novo reforço de meios, mas não se sabe quantas aeronaves vão estar operacionais.

Os últimos números davam conta de 28 meios aéreos ao serviço do DECIR.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...