Um contingente de 150 militares portugueses que estiveram destacados nos últimos meses na República Centro-Africana, integrados em missões das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia (UE), regressou nesta terça-feira, dia 3 de novembro, a Portugal.
Na chegada a Lisboa, os militares que terminaram mais uma comissão de serviço em terras africanas ao serviço de organizações internacionais, foram recebidos no Aeródromo de Trânsito nº 1 (AT1) da Força Aérea Portuguesa (FAP) pela secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro.
No mesmo avião, um Boeing 757-200 fretado à companhia britânica Titan Airways, tinha embarcado na madrugada desta terça-feira, outro contingente militar, formado por 97 efetivos do Exército e da FAP que irão integrar nos próximos seis meses a 8ª Força Nacional Destacada da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).
Na hora da partida, no terminal militar do Aeroporto de Lisboa (AT1), esteve presente o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.
Esses militares juntam-se a outros 70 elementos das Forças Armadas Portuguesas que se encontram na República Centro Africana desde o passado dia 9 de outubro.
O avião fretado à Titan Airways, um Boeing 757-20, matrícula G-ZAPX, partiu de Londres/Stansted, no Reino Unido, na segunda-feira, dia 2 de novembro, em voo de posição, tendo aterrado no Aeroporto de Lisboa pelas 09h47 locais.
O voo com militares portugueses descolou de Lisboa pelas 01h08 desta terça-feira, dia 3 de novembro, tendo chegado pela manhã a Bangui, capital da República Centro Africana. No voo de regresso o avião da Titan Airways aterrou na capital portuguesa pelas 16h17.