Um avião de instrução Cessna 150, matrícula D-ERIT, da Escola de Pilotos Sevenair (Sevenair Academy) caiu na tarde desta sexta-feira, dia 10 de novembro, logo após a descolagem do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, tendo morrido um dos dois ocupantes. Ambos os tripulantes da aeronave ligeira eram portugueses. O instrutor tinha 36 anos de idade, e o aluno tinha 19.
O acidente ocorreu durante a tarde, tendo o alerta do sinistro sido recebido pelas 15h49, segundo fontes Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, no centro de Portugal.
Testemunhas relataram à agência de notícias ‘Lusa’ que o avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”.
A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local. O ferido grave, um aluno da escola, foi transportado de helicóptero para o hospital de São José, em Lisboa.
Contactado pela ‘Lusa’, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) limitou-se a adiantar que já tinha no local uma equipa a proceder a averiguações.
As operações de socorro envolvem 20 operacionais apoiados por nove veículos.
Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, junto da barragem de Montargil, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve de registo francês, que provocou dois feridos graves. Esta aeronave que ficou destruída, tinha descolado também do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor (LINK notícia relacionada).
Nenhum dos aviões envolvidos nestes dois acidentes estão relacionados com os movimentos de aeronaves integradas no evento que decorre em Ponte de Sor, no âmbito do ´Portugal Air Summit’.