Um avião monomotor Cessna Reims F152 (registo português CS-AYH) despenhou-se, nesta manhã de sexta-feira, dia 12 de Setembro, no mar do Algarve, Sul de Portugal, ao largo da Ponta de Sagres, numa ocasião de denso nevoeiro, com uma pessoa a bordo. O aparelho pertence ao Aero Clube de Portimão.
O canal televisivo SIC Notícias noticiou que foram encontrados os destroços do aparelho a Sul do porto da Baleeira, nas proximidades do local onde pescadores que andavam na faina dizem ter visto o pequeno avião se despenhar no mar, a cerca de duas milhas da costa, cerca das 11h00 locais.
A edição online do jornal ‘Sul Informação’ revela que o Cessna tinha descolado do Aeródromo Municipal de Portimão, entre as 10h00 e as 10h15 para um voo de passeio. “A bordo seguia apenas o piloto, José dos Santos Inácio, de 74 anos de idades, português, natural da Mexilhoeira Grande, que foi emigrante no Canadá”, refere a notícia.
Meios da Força Aérea Portuguesa (um helicóptero) e da Marinha de Guerra Portuguesa e do ISN (Instituto de Socorros a Náufragos, estão desde cerca do meio-dia de hoje no local onde o avião foi visto pela última vez, procurando o piloto desaparecido. A Marinha coordena os trabalhos de busca, já que o acidente se deu em área da sua jurisdição.
Embora estivesse um nevoeiro bastante denso na altura do acidente essa circunstância não pode ser apontada, à priori, como motivo do acidente. os pescadores que dizem ter visto o Cessna em queda, dizem que a aeronave voou durante algum tempo bastante baixa, ao nível das ondas.
- Matéria em actualização – actualizado às 16h20 UTC
- Fotos do avião sinistrado, da autoria de Rafael Vieira.