Bem-vindo, !|Sair

Avião ultraleve cai no Campo de Voo de Valdonas – Dois feridos graves

Um avião ultraleve caiu nesta tarde de sábado, dia 3 de Janeiro, pelas 17h15, no Campo de Voo de Valdonas, a cerca de três quilómetros da cidade de Tomar, no Centro de Portugal. Os dois ocupantes do aparelho sofreram ferimentos graves e estão a ser assistidos no Hospital de Abrantes (20h00).

O avião tem o registo CS-UPH e era tripulado por duas pessoas muito conhecidas em Tomar, o empresário José Borga e o cabeleireiro Nuno Castanheira, que costumavam voar juntos.

Nuno Castamheira e José Borga, da esquerda para a direita, os dois ocupantes da aeronave sinistrada.

Nuno Castanheira e José Borga, da esquerda para a direita, os dois ocupantes da aeronave sinistrada.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém confirmou o incidente à agência noticiosa Lusa, que indicou que duas dezenas de operacionais dos Bombeiros Voluntários de Tomar e Vila Nova da Barquinha e da PSP, além de equipas médicas de Tomar e do Centro Hospitalar do Médio Tejo, apoiados por seis viaturas, estiveram no local da queda da aeronave.

Segundo afirmou ao canal televisivo SIC um piloto que aterrara antes do avião sinistrado se fazer à pista, o acidente ter-se-á verificado quando a aeronave entrou em perda a poucos metros da cabeceira da pista onde iria aterrar, por circunstâncias que ninguém consegue decifrar nesta altura.

Trata-se do segundo incidente deste tipo em Portugal, decorridos apenas três dias do ano. Outro ultraleve caiu anteontem, quinta-feira, primeiro dia de 2015, no Aeródromo Municipal de Beja, ao fim da tarde, causando dois feridos graves, o piloto de 66 anos, e uma jovem de 14 anos, que se seguiam a bordo e se encontram hospitalizados em Lisboa. Este ultraleve ardeu totalmente. (LINK notícia anterior).

 

 

  • Ambas as imagens que aqui reproduzimos foram publicadas no blog ‘tomarnarede.blogspot.com’. A fotografia do avião destruído, segundo o blog, é da autoria de Carlos Piedade Silva, e foi postada na sua página de Facebook.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica