A LATAM Airlines Brasil fez nesta segunda-feira, dia 27 de setembro, o primeiro voo de certificação do Boeing 787 Dreamliner com técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O voo não comercial partiu numa rota doméstica de São Paulo/Guarulhos, alternou para Belém do Pará, a pedido do órgão regulador, e pousou em seu destino final, em Manaus (Amazonas), às 16h00 locais, anunciou a companhia brasileira.
Ainda como parte do processo de avaliação operacional, na próxima quinta-feira (dia 30), o Boeing 787 fará outro voo de certificação, mas para uma rota internacional, de São Paulo/Guarulhos para Miami, no estado norte-americano da Flórida. E está programado para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo comercial internacional da nova aeronave na rota São Paulo/Guarulhos-Madrid (Espanha), após a finalização do processo de certificação.
No total, serão quatro aviões Boeing 787-9 provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile destinados às operações no Brasil. Estas aeronaves serão usadas com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda a serem estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras e com o avanço da vacinação contra a covid-19.
A LATAM Airlines Brasil não divulgou ainda a programação dos quatro aviões Boeing 787 nos voos internacionais para o próximo ano, mas admite-se como muito provável que sejam utilizados nos voos para a Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha. Os voos para Lisboa, em Portugal, continuarão a ser feitos pelos Boeing 767-300ER.
- Foto © Grupo LATAM Airlines