A Azores Airlines, companhia aérea portuguesa que integra o Grupo SATA, com sede e base operacional na Região Autónoma dos Açores, recebeu nesta terça-feira, dia 7 de novembro, o seu primeiro avião Airbus A320neo, matrícula CS-TSK, que em breve entrará ao serviço regular da empresa. O avião aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em viagem direta de Toulouse (França), onde foi montado.
Este novo modelo de aeronave está inserido no programa de substituição gradual dos modelos Airbus A320ceo, informou a companhia aérea.
Com tecnologia de última geração, o Airbus A320neo representa um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental. Graças aos seus motores de última geração (High-Bypass) e tecnologia aerodinâmica (asas Airbus Sharklets™) o novo Airbus A320neo da Azores Airlines, permitirá uma redução de consumo de combustível na ordem dos 20%, redução de emissões de gases e ruídos, custos operacionais mais baixos e maior capacidade de carga, quando comparado com aeronaves da geração anterior.
“É com grande entusiasmo que anunciamos a mais recente adição à nossa frota de aeronaves. Hoje celebramos a chegada de uma aeronave verdadeiramente inovadora e sustentável, representando um marco significativo no nosso compromisso com a excelência e o meio ambiente, reforçando a aposta na eficiência e sustentabilidade da nossa operação aérea. Ao adotar equipamentos de última geração, mais eficientes, mais amigos do ambiente, com configuração de cabine mais ergonómica e insonorizada, a Azores Airlines quer liderar um caminho em direção a um futuro mais sustentável na aviação e nos Açores, demonstrando o nosso compromisso em oferecer experiências excecionais aos nossos passageiros, enquanto cuidamos do nosso planeta.”, comenta Teresa Gonçalves, presidente executiva (CEO) do Grupo SATA.
O novo equipamento da companhia aérea açoriana traz a palavra ‘PURE’ inscrita na sua fuselagem, uma homenagem ao Arquipélago dos Açores, completando, assim, a restante frota.
O Airbus 320neo da Azores Airlines adotou uma configuração de 168 lugares. No interior da cabina predominam os tons de azul, do céu e do mar dos Açores, um universo cromático que prevalece na marca SATA Azores Airlines. A cabina foi personalizada pensando-se em todos os detalhes, dos assentos às anteparas que separam as diferentes áreas. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, foi cuidadosamente estudado um esquema de iluminação e de sons de cabina, que pretendem trazer um pouco do pulsar dos Açores para dentro dos aviões que voam com a marca do Grupo SATA.
A nova aeronave da Azores Airlines integrará o planeamento de voos da companhia aérea, tão breve estejam concluídas as formalidades necessárias para a legalização e nacionalização do aparelho.