A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras acaba de receber a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar seu 4º simulador de voo. O moderno equipamento, modelo ATR 72-600, é classificado como ‘Full Flight Simulator’ e reproduz fielmente todos os comandos e dispositivos de uma aeronave real. Seguindo as melhores práticas do mercado, em 2012, a companhia firmou acordo com a ‘FlightSafety International’, líder mundial na indústria de tecnologia de aviação, que garante a este simulador o melhor desempenho do mercado com um menor custo, comparado com as gerações anteriores já vistas pela aviação.
“A UniAzul, centro de treino da companhia, já abriga três simuladores próprios de voo, sendo dois modelos Embraer 190 e um ATR 72-500. Com a chegada do 4º equipamento, a UniAzul é referência no ensino e na gestão do conhecimento aeronáutico do país, sendo a única a concentrar quatro simuladores próprios” diz Roberto Hobeika, director de Serviço ao Cliente da Azul. “Segurança é o nosso primeiro valor e isso justifica o alto investimento no centro de treino e nos cursos que a UniAzul oferece” conclui Hobeika.
Os simuladores funcionam 20 horas por dia durante os sete dias da semana, parando somente no Natal e Ano Novo. Os pilotos da companhia utilizam diariamente cinco ‘slots’ de quatro horas cada para treino de formação e reciclagem. Uma curiosidade: contando todas as horas que os simuladores funcionam, cada um deles consegue dar aproximadamente nove voltas ao mundo por mês.