A Embraer e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras assinaram, na semana passada, um contrato para um pedido firme de mais 21 jatos E195-E2, negócio previamente anunciado na Feira Internacional de Aviação de Farnborough, realizada no Reino Unido em julho passado, onde foi assinada uma carta de intenção de compra.
Este contrato tem o valor de 1,4 mil milhões (bilhão no Brasil) de dólares norte-americanos, a preços de catálogo, e será incluído na carteira de pedidos firmes (backlog) da Embraer do quarto trimestre de 2018.
Trata-se de um pedido adicional aos 30 jatos E195-E2 encomendados pela companhia aérea em 2015, o que elevará a encomenda firme total da Azul junto da Embraer para 51 aeronaves E2.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras será o operador de lançamento do E195-E2 e receberá a primeira aeronave em 2019.
A construtora brasileira Embraer é líder mundial na produção e vendas de jatos comerciais com até 150 assentos de capacidade. A companhia conta com 100 clientes em todo o mundo operando os jatos das famílias ERJ e E-Jets. Apenas para o programa de E-Jets, a Embraer registou quase 1.800 pedidos firmes e 1.500 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais.