Azul entra na Bolsa de São Paulo e valoriza logo no primeiro dia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A Azul Linhas Aéreas concluiu sua oferta inicial de ações, na segunda-feira, dia 10 de abril, e logo no primeiro dia de movimentação, nesta terça-feira, os papéis da empresa aérea brasileira estão a ser negociados por mais entre oito a nove por cento do seu valor.

As ações da companhia que é parceira da TAP Portugal movimentaram no primeiro dia dois mil milhões (bilhões no Brasil) de reais, tendo entrado em circulação ao valor nominal de 21 reais, valor intermédio entre o preço sugerido no prospecto, entre R$ 19 e R$ 23 reais. Foi o maior IPO de uma empresa brasileira desde 2013, referem círculos relacionados com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), citados pela imprensa económica brasileira. Segundo informações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre a oferta primária (ações novas) e secundária (de papéis dos sócios da companhia), a operação movimentou 96,2 milhões de ações.

Nesta terça-feira, dia 11 de abril, a Bovespa está a animar-se. Depois da ‘Movida’, empresa de aluguer de automóveis, e da Hermes Pardini, que atua no setor de medicina diagnóstica, esta foi a terceira Oferta Pública Inicial (IPO) de 2017 no Brasil.

A IPO da Azul marca mais um capítulo na retoma das captações no mercado acionista brasileiro, após vários anos da fraca atividade no setor, num cenário de baixa atividade económica e inflação alta no país, comentava a propósito a agência noticiosa internacional ‘Reuters’, muito dedicada aos mercados financeiros.

A estreia das ações da Azul ocorreu após três tentativas frustradas. A última, em junho de 2015, foi abortada, assim como das primeiras vezes, pelo cenário adverso do mercado. A previsão era de que as ações estreassem no nível 2 da Bovespa na sexta-feira passada, mas a operação foi suspensa um dia antes pela Comissão de Valores Mobiliários, adiada para a segunda-feira.

A empresa disse que pretende usar os recursos da oferta primária para liquidar ou amortizar dívidas e reforçar de capital de giro. A Azul terminou 2016 com 1,79 mil milhões (bilhão) de reais em disponibilidade de caixa e dívida de quatro mil milhões (bilhões) de reais.

Itaú BBA, Citi, Deutsche Bank, BB Banco de Investimento, Bradesco BBI, Santander Brasil e JPMorgan atuam como coordenadores da operação. A oferta secundária tem Saleb II Founder 13, Star Sabia, WP-New Air, Azul Holding, ZDBR, Bozano, Maracatu, Morris Azul, Trip e Rio Novo Locações como vendedores.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...