A Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi a companhia mais pontual do Brasil em 2017 e liderou entre as low-costs das Américas. Nos aeroportos brasileiros a empresa ficou em primeiro lugar nas quatro principais métricas de avaliação, que levam em consideração pousos e descolagens que acontecem dentro de até 14 e 15 minutos do horário previsto. Com índice de 87,54% para descolagens (D15) e 85,51% para as aterragens (A15), a empresa alcançou a melhor performance do setor. Os dados são aferidos pela ‘FlightStats’, a maior instituição independente para monitoramento de pontualidade das empresas aéreas de todo o mundo.
Outro reconhecimento relevante sobre o desempenho operacional da Azul em 2017 veio de outra empresa especializada em monitoramento de pontualidade de companhias aéreas e aeroportos. Segundo a inglesa OAG, a Azul foi a low-cost mais pontual das Américas, e a quinta no mundo, durante o ano passado, com 84,14% dos voos operando dentro do horário programado.
O resultado alcançado pela empresa reforça os valores da companhia, que prezam por um trabalho pautado pela consideração e respeito pelos clientes. Para o presidente da Azul, John Rodgerson, essa conquista reflete também os constantes investimentos em processos e a qualidade do seu time de colaboradores. “Temos uma operação com mais de 800 decolagens diárias espalhadas por todo o país. Fechar o ano como a empresa mais pontual do Brasil e a mais pontual das Américas, por duas instituições extremamente importantes para o setor, só comprova o altíssimo nível de comprometimento que todos da Azul têm em fazer com que nossos Clientes cheguem aos seus destinos em segurança e em tempo para aproveitarem aquilo que é importante para eles”, destaca o executivo.
Um desses investimentos mencionado por Rodgerson foi a instalação de uma estação meteorológica dentro do Centro de Controle de Operações, na sede da Azul. “Essa inovação trouxe ótimos resultados para a companhia e contribuiu com a qualidade da nossa performance operacional”, explica. Outras ações da companhia que visam oferecer aos clientes um serviço cada vez melhor são a readequação da malha de voos para o inverno e o constante treinamento dos colaboradores.