Orlando, no Estado da Flórida (EUA), que é um dos principais aeroportos de operação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras fora do país, acolheu o primeiro voo internacional do novo Airbus A330-900neo da companhia. A aeronave, que chegou ao Brasil no meio do passado mês de maio saiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, Estado de São Paulo, pelas 18h15 (hora local) desta sexta-feira, dia 7 de junho. O voo da volta também será cumprido com o avião recém incorporado à frota da Azul, com chegada prevista para este sábado, dia 8 de junho.
Primeiro modelo de sua frota, o A330-900neo também foi a primeira aeronave entregue pela Airbus a uma companhia aérea das Américas. Antes, apenas a portuguesa TAPAir Portugal havia recebido o avião de nova geração. O A330-900neo, que conta com 298 assentos, 27 a mais do que os atuais A330 da companhia na configuração high density, tem 34 lugares na classe Azul Business, 108 na Economy Extra e 156 na Economy. O avião é o mais eficiente da categoria, já que foi projetado para consumir até 14% menos combustível por assento do que o atual modelo.
“É com muita alegria que estamos operando hoje o primeiro voo internacional do nosso A330neo. Vê-lo voando pelos céus do Brasil e do exterior é um marco na história da Azul e da aviação continental, consolidando mais um passo em nosso plano de renovação de frota. Além de proporcionar maior conforto para nossos clientes, esses aviões irão também fortalecer a nossa malha internacional nos Estados Unidos e Europa, assim como permitirá que exploremos novos destinos”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.
Primeiro voo para Lisboa será no dia 21 de junho
A aeronave de matrícula PR-ANZ e nome de batismo “O mundo é Azul” será responsável por cumprir os voos internacionais da Azul para Europa e Estados Unidos. A previsão é de que o primeiro voo internacional com o A330-900neo para Portugal seja realizado no próximo dia 21 de junho, de Campinas para Lisboa.
No último sábado, dia 1 de junho, Campinas e Recife, dois dos principais aeroportos de operação da Azul no país, presenciaram o primeiro voo comercial do novo A330-900neo da companhia.