Um Boeing 737-400SF cargueiro da companhia colombiana Aer Caribe, matrícula HK-5197, saiu de pista após a aterragem no Aeroporto de Letícia/Alfredo Vásquez Cobo, na Colômbia, neste sábado, dia 28 de janeiro.
O incidente verificou-se pelas 18h30 e segundo a Aerocivil (entidade aeronáutica nacional da Colômbia) o avião que tinha iniciado a viagem no Aeroporto Internacional de Bogotá/Eldorado, saiu alguns metros à frente da cabeceira de pista, mas ficou atolado. Os quatro tripulantes nada sofreram. O aparelho sofreu importantes prejuízos, nomeadamente mais visíveis nos trens de aterragem, na fuselagem e nas coberturas dos motores, adiantaram fontes aeroportuárias.
O avião foi removido na manhã deste domingo, dia 29, ao que se seguiu a reabertura do movimento de aeronaves no aeroporto que tem uma pista com uma extensão operacional de 1.720 metros.
O B737-400 da Aer Caribe começou a voar em fevereiro de 1990 ao serviço da Australian Airlines. No ano passado foi convertido em cargueiro e integrou a frota da companhia colombiana em junho de 2016. Presentemente conta com quase 27 anos de serviço.
Na Colômbia registaram-se nos últimos dois meses dois desastres com aviões comerciais que provocaram um total de 76 mortos. O primeiro foi a 28 de novembro quando um Avro RJ85 da companhia boliviana LaMia caiu em Medellín, por falta de combustível, matando 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo. O segundo foi a 20 de dezembro quando um Boeing 727-200 de carga da companhia colombiana AeroSucre caiu em Puerto Carrero pouco tempo depois de descolar, matando cinco dos seis tripulantes que seguiam a bordo.
- Fotos © Aerocivil