Biafra e Faro – Parte I

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Algures no aeroporto de Faro nos meados dos 70’s esta foto foi tirada a bordo dum  Trident da BEA, por um senhor britanico de nome Peter W. Podemos observar este Lockheed Super-Constellation “Presidencial”, Matricula 5N-86H e que fez o voo entre Uli no entao Biafra a 10 Janeiro de 1970 e Abidjan para o exilio do Coronel Chukwuemeka Odumegwu Ojukwu (Lider da entao auto-proclamada republica africana do Biafra) .

Dois dias depois ás primeiras horas da madrugada aterraria em Faro na fria noite de 12 de Janeiro de 1970 onde ficaria por muito tempo ate entregar a alma ao grande Deus das Aeronaves. Por volta de Outubro de 1970 o então norte americano e senhor “de alguns negócios africanos” Jack Crosson tentaria e com sucesso re-haver o dito aparelho á proprietária da Florida, Concare Aircraft Leasing, que juntamente com os proprietários antigos, o Governo de Biafra e o milionário Robert Cobaugh, haviam
ficado a dever dinheiro e respectivas taxas da aeronave a muita gente. Jack Crosson conseguiu mesmo soldar as dividas até aí em debito para com o Aeroporto de Faro na sua integra . Em Março de 1973 Crosson conseguiu mesmo que o nosso Connie fosse de novo re-integrado na United States Civil Administration Registration (USCAR, tipo FAA de entao) com o numero de cauda N86524, em nome da Jack A.Crosson Aviation.

Foi então que vieram alguns técnicos Norte-Americanos ate ao solarengo Algarve para tentar pôr de novo o nosso menino a voar ate cerca de Maio de 1974, mas devido à instabilidade politica da altura foi abortada a tarefa. Novamente o aparelho foi abandonado e ficando pertença do Aeroporto de Faro. Foi então em meados de 1977 que se deslocou de novo algum pessoal e o avião foi registado como pertença da holding californiana Air International Inc e adquirido por esta para ficar em seu nome ao fim de operar para a família Texana petrolifera L.W Dreyer. No entanto de novo o
projecto “borregou” e acabaria o nosso Connie por apenas ser aproveitado para spares, onde seria quase todo “partidinho” em Janeiro/Fevereiro de 1978. Muita parte do que restava da fuselagem foi então vendido a um cidadão farense de seu nome José Rodrigues Catarino na Conservatória de Registo Civil no dia da Graça de 6 de Fevereiro de 1978, consta.

Por final o que restava também acabou por ser transformada na totalidade em lata de conserva por finais de Novembro de 1979. De salientar ainda que além deste 86H e do ex-TAP CS-TLA e mais tarde também nigeriano 5N-83H (e que haveria décadas mais tarde de fazer de bar no AFR e arder junto à Sumol na EN125), ainda havia outro morador em Faro das historias dos “mercenários africanos e médio-orientes”, o saudoso DC-3 Dakota N10801, ex C-47 na Luftwaffe, mas a história deste que “acabou por esvoaçar mesmo, mais feliz”, fica para outro dia, ok. Saúde e Rock On!


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.
Cesário Fernandes - Blog - NewsAviaO seu primeiro emprego na aviação foi como “ moço de recados” do Aeroclube de Faro, decorriam os inícios dos anos 90.
Em 94/95 tirou a licença PCA – Piloto comercial de avião.
Voou comercialmente entre 1995 e 2010, fazendo uns biscates aqui e ali, e depois realizou o upgrade para linha aérea em 2001.
Foi instrutor teórico no Aeroclube do Algarve, em Portugal, e oficial de placa na TAP em 1996/1997.
Entrou depois para a ANA (Aeroportos de Portugal) como Oficial de Operações Aeroportuárias, nos finais de 1997, indo até 2010 conciliando os voos com a actual profissão.
Voava tudo, desde publicitários, táxis aéreos, vigilância, quando, a determinada altura deixou de voar (por motivos pessoais).
Continua um apaixonado pela aviação, e na sua empresa (Aeroportos de Portugal) é ainda formador nas áreas de documentação e legislação aeronáutica.
Cesário tem uma segunda paixão, a música. Pode seguir esta sua faceta aqui no seu blogue pessoal:

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...