A TAAG – Linhas Aéreas de Angola retoma, a partir desta sexta-feira, dia 26 de abril, a venda de bilhetes em moeda nacional, o Kwanza, independentemente do início do percurso da viagem, confirmou o porta-voz da companhia, em declarações à agência nacional de notícias ANGOP. A medida é aplicável tanto a cidadãos angolanos como a estrangeiros.
“A boa notícia vem acabar com o sufoco que os consumidores passavam nesta matéria, quando esses mesmos bilhetes só podiam ser adquiridos em divisas, a partir do estrangeiro”, destaca a ANGOP em despacho de Luanda.
Desde 2016 que a equipa de gestão da companhia restringiu a venda de bilhetes em moeda nacional, quando o percurso se iniciava fora de Angola, por causa da crise do petróleo e a resultante escassez de divisas no país. O mesmo procedimento fora adoptado também pelas companhias congéneres.
Para fazer face a algumas dificuldades específicas, oficialmente foram decretadas algumas exceções, tais como os casos de estudantes, doentes, convidados de instituições do Estado, entre outras.
Num momento em que o quadro cambial angolano apresenta “ligeiras melhorias”, a companhia de bandeira nacional angolana decidiu dar por finda a restrição, uma medida boa para o utente, mas cujos benefícios para o negócio serão avaliados em devido tempo.