Portugal e a Guiné-Bissau vão assinar na segunda-feira, dia 28 de Julho, um acordo que conduzirá à retoma das ligações aéreas entre Lisboa e Bissau.
O protocolo de cooperação, formação e capacitação nas áreas das migrações e controlo de fronteiras será assinado pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, e pelo seu homólogo da Guiné-Bissau, Mário Lopes da Rosa, em Lisboa, estando também presentes os primeiros-ministros dos dois países.
Este é um dos passos fundamentais para que a Guiné-Bissau tenha funcionários habilitados e preparados para lidar com questões de segurança e de controlo de fronteiras nos aeroportos.
Depois desta formação, os dois países analisarão, a nível diplomático, se haverá ou não condições para a TAP retomar os voos regulares entre Portugal e a Guiné-Bissau, cabendo depois à companhia aérea programá-los e anunciar a partir de que data voltará a voar a rota Lisboa-Bissau, que tinha três frequências semanais e que foi interrompida em Dezembro passado (Vide notícia relacionada).