Onze militares colombianos morreram e seis encontram-se feridos e hospitalizados, na sequência da queda de um helicóptero militar, que foi encontrado na manhã desta terça-feira, dia 21 de julho, por equipas de resgate da Força Aérea Colombiana.
O helicóptero Sikorsky UH-60L Black Hawk, matrícula EJC-2176, pertencente à Divisão de Aviação do Exército Nacional da Colômbia, tinha sido dado como desaparecido na madrugada desta terça-feira, dia 21 de julho, numa zona rural do leste do País, entre as localidades de San José del Guaviare e Mitu (Vasupés).
Um comunicado da organização militar diz que desde as três horas da madrugada que não havia comunicação com o helicóptero que participava numa missão operacional contra elementos do grupo armado organizado residual ‘Estructura Primera’. A zona é também muito vigiada por guerrilheiros ao serviço de bandos de produtores de droga, que têm campos de cultura e armazéns de processamento de estupefacientes na zona.
O helicóptero pode ter caído abatido pelos guerrilheiros ou devido a eventual avaria, admitem as autoridades militares. O aparelho foi encontrado submerso no leito de um rio afluente do Rio Inírida. Mergulhadores militares trabalharam durante o dia para encontrar os desaparecidos. Na quarta-feira, com o retomar das buscas, todos os desaparecidos, infelizmente, foram encontrados mortos
- Notícia atualizada às 10h30 UTC de 23 de julho
- A foto de abertura mostra o helicóptero acidentado. Foto © Exército Nacional da Colômbia