Bem-vindo, !|Sair

Boeing 727 de carga cai após descolagem na Colômbia – Cinco mortos (com vídeos)

banner-newsavia-app-android-750x65

Um Boeing 727-200 de carga da companhia colombiana AeroSucre, matrícula HK-4544, que fazia um voo entre Puerto Carreño e Bogotá, caiu pelas 17h23 locais desta terça-feira, dia 20 de dezembro, três minutos depois de ter descolado do Aeroporto Germán Olano, no município de Vichada, que serve a cidade de Puerto Carreño, tendo morrido cinco dos seis tripulantes que seguiam a bordo.

A Aeronáutica Civil confirmou o acidente e anunciou em comunicado de imprensa que apenas sobreviveu o técnico de voo Diego Armado Vargas Bravo. O ferido foi levado para um hospital local, onde foi estabilizado tendo sido transferido na noite de terça-feira para Bogotá num avião-ambulância da Força Aérea Colombiana.

Os bombeiros aeroportuários deslocaram-se imediatamente para a zona do acidente, a cerca de 10 quilómetros do aeroporto, onde prestaram os primeiros socorros e transportaram o ferido, tendo ainda apagado o incêndio que consumiu parte dos destroços do aparelho.

Segundo o comunicado da Aeronáutica Civil morreram no acidente o comandante da aeronave, Jaime Cantillo, o co-piloto Maurício Guzmán, o engenheiro de voo Pedro Duarte, o despachante Felipe Vargas e o operador de montacargas Nelson David Rojas.

O avião sinistrado tinha 41 anos de serviço (fez o voo inaugural em 1975), segundo a imprensa online da Colômbia.

O Governo da Colômbia ordenou à Secretaria de Segurança Aérea de Bogotá a abertura de um inquérito. Não há indicações sobre eventuais avarias da aeronave.

Testemunhas do acidente disseram que o avião não conseguiu ganhar altitude suficiente após a saída da pista do aeroporto, ainda se elevou totalmente durante algum tempo, mas caiu em cerca de três minutos.

 

  • Na imagem de entrada vemos o B727-200 da Aerosucre já no final da pista com pouca altitude. A foto foi obtida por um motociclista que filmava com o seu telemóvel (celular) a descolagem do avião. Longe de adivinhar que a tragédia estava iminente…

Vídeos da descolagem

 

Neste segundo vídeo podemos ver o avião a tentar voltar para a pista, quando perde a sustentação.  São as primerias imagems da chegada de ajuda ao local.

Este tipo de descolagem, nos limites era algo frequente, como se pode ver no vídeo seguinte filmado há poucos dias. Dessa vez tudo tinha decorrido bem.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica