Boeing 737-300 da Transair sai de pista em Dacar – 11 feridos entre os 85 ocupantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 737-300 da companhia aérea senegalesa Transair sofreu um acidente na madrugada desta quinta-feira, dia 9 de maio, no momento em que os pilotos abortaram a descolagem no Aeroporto Internacional Blaise Diagne, em Dacar, no Senegal. O voo HC301, fretado pela Air Sénégal, dirigia-se para Bamaco, capital do Mali.

A bordo da aeronave seguiam 85 pessoas, sendo 79 passageiros e seis tripulantes. Informações veiculadas através de um comunicado oficial do Ministério das Infraestruturas e dos Transportes Terrestres e Aéreos do Senegal, todos os ocupantes do aparelho foram rapidamente retirados pelos meios de socorro aeroportuário, tendo-se registado 11 feridos, dos quais quatro a inspirar maiores cuidados médicos. Entre estes encontra-se um dos pilotos. A nota governamental indica ainda que foi aberto um inquérito oficial que será coordenado pela respetiva autoridade nacional de investigação e acidentes aéreos, o BEA (Bureau d’Enquète e d’Analyse).

O acidente, que ocorreu pelas 01h14 locais, envolveu o Boeing 737-300, matrícula 6V-AJE, que tem 30 anos de serviço. Construído em 1994 esteve cerca de 29 anos ao serviço da companhia romena TAROM, antes de entrar na frota da Transair no ano passado.

Durante a manobra de descolagem, os pilotos decidiram abortar a operação, por razões que se desconhecem, tendo o avião se imobilizado fora de pista, num terreno de terra batida, na área de segurança do aeroporto. O aparelho sofreu importantes avarias, nomeadamente na asa e no motor do lado esquerdo, que chegou a incendiar, fogo que foi prontamente extinto pelos bombeiros aeroportuários. Os ocupantes foram retirados pelas mangas de emergência.

TAP atrasou voo Dacar-Lisboa devido ao acidente

Devido ao acidente verificado na madrugada desta quinta-feira, no Aeroporto de Dakar, a TAP Air Portugal cancelou o voo TP1485 que deveria sair da capital senegalesa próximo da hora em que se verificou o sinistro. O avião da companhia portuguesa, um Airbus A321neo, matrícula CS-TJR, tinha aterrado em Dacar às 23h49 desta quarta-feira, dia 8 de maio. Fontes da TAP disseram ao ‘Newsavia’ que o voo de regresso a Lisboa foi atrasado para a noite desta quinta-feira, dia 9, a fim de permitir o descanso obrigatório da tripulação. Os passageiros foram protegidos pela companhia portuguesa até à hora do embarque.

Um outro avião do grupo português de aviação Hi Fly, que se encontra fretado à Air Sénégal, estava estacionado em Dacar, a aguardar saída para Nova Iorque/JFK (voo HC407). Deveria acontecer pelas 04h00. O Airbus A340-300, matrícula 9H-SOL (tem registo no COA da Hi Fly Malta), e partiu para a cidade norte-americana pelas 16h00 locais desta quinta-feira. O aeroporto retomou a operação normal às 09h30 da manhã.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Governo Português envia avião da TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul

O Governo português vai enviar, na próxima terça-feira, dia...

GOL e AZUL anunciam acordo de ‘codeshare’ que vigorará a partir do final de junho

As companhias aéreas brasileiras GOL e Azul anunciam nesta...

SATA Air Açores transportou doentes do Hospital de Ponta Delgada que estavam na Madeira

A SATA Air Açores realizou nesta quarta-feira, dia 22...