Um Boeing 737-800 da Malaysia Airlines fez esta noite uma aterragem de emergência no Aeroporto de Kuala Lumpur, de onde descolara cerca de duas horas antes devido a suspeita de avaria num dos trens de aterragem.
Segundo noticia a imprensa malaia, tanto a companhia, como o ministro da Defesa da Malásia confirmaram o incidente e já declararam que seguiram os acontecimentos desde que o comandante do aparelho declarou a emergência.
A suposta avaria terá ocorrido logo depois da descolagem e devido ao bloqueio do trem direito do avião. O comandante decidiu regressar ao aeroporto de onde partira, tendo demorado mais do que necessário, já que, por uma questão de segurança e de precaução, foi obrigado a gastar combustível para aterrar com o avião mais leve.
Algumas testemunhas, que acorreram ao aeroporto logo que o retorno do aparelho foi anunciado, disseram aos canais televisivos que teria explodido o pneu do trem dianteiro, ocorrência que não foi confirmada pela companhia, nem pelas fotos feitas ao aparelho depois de aterrar.
A aterragem foi perfeita e não se verificaram quaisquer incidentes entre os 166 ocupantes do aparelho (159 passageiros e sete tripulantes), anunciou um canal televisivo nacional. O voo MH192 tinha partido de Kuala Lumpur com destino a Bangalore (Índia), onde deveria ter aterrado pelas 23h35 locais de hoje (menos oito horas em Portugal e menos 11 em Brasília).
Os incidentes com aviões da Malaysia Airlines têm tomado nas últimas semanas repercussões excepcionais e maior enfoque nos mídia devido ao desaparecimento de um avião da companhia no passado dia 8 de Março, com 239 passageiros, sem que até agora se tenha encontrado rasto do aparelho ou dos ocupantes.