Acidente com avião finlandês de pára-quedistas provoca sete mortos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Sete pára-quedistas morreram hoje em Jamijari, localidade no Oeste da Finlândia a cerca de 270 quilómetros de Helsínquia, na queda de um avião ligeiro Aerocomp Comp Air8 em que seguiam para um salto integrado nas celebrações da Páscoa da secção de Pára-quedismo do aeroclube local.

A polícia confirmou o acidente, mas o número de pessoas que seguiam a bordo ainda está por esclarecer. A lotação do aparelho é de seis adultos e duas crianças e fontes ligadas ao aeroclube confirmaram à imprensa finlandesa que o piloto e mais dois ocupantes terão sobrevivido ao acidente em que faleceram os sete desportistas.

Segundo o portal do jornal ‘Helsingin Sanomat’, onze pessoas seguiam a bordo do avião, tendo três delas saltado do aparelho em pleno voo. O paradeiro de um dos passageiros é ainda desconhecido.

Aparentemente, o pequeno avião terá tido problemas com o motor quando estava a subir para uma altitude de 10 mil pés (cerca de três mil metros) de onde iriam saltar os pára-quedistas, todos amadores, originários da cidade de Tampere, a cerca de 80 quilómetros da capital do país, Helsínquia. Quando se estatelou no solo o aparelho ardeu completamente.

O aeródromo de Jamijarvi é frequentado por pára-quedistas amadores. Um clube local de pára-quedismo celebrava hoje as festividades da Páscoa.

Este acidente está a provocar muita consternação na Finlândia, país onde a ocorrência de acidentes aéreos, mesmo com aviões ligeiro, é insignificante. Este é o pior acidente das últimas décadas no país, refere hoje a imprensa finlandesa.

 

  • A imagem mostra um aparelho igual ao que se despenhou hoje na Finlândia com os pára-quedistas a bordo. O Aerocomp Comp Air 8 é um avião ligeiro monomotor, fabricado pela ‘Compair Incorporated’ (http://www.compairinc.com), dos Estados Unidos da América. É comercializado também na versão de hidroavião e é um avião desportivo muito popular, nomeadamente em aeroclubes e entre os aviadores desportistas, bem como em escolas de voo. Normalmente é exportado em kits, que são montados por técnicos com formação adequada, não requerendo grandes requisitos, em termos de formação dos mecânicos que com ele lidam. É também um avião com uma história de acidentes fatais muito baixa, dizem especialistas norte-americanos

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...