A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) publicou nesta terça-feira, dia 12 de março, uma Diretiva de Aeronavegabilidade, com vigência a partir das 19h00 UTC, suspendendo todas as operações de voo de todos os aviões Boeing 737-8 MAX e 737-9 MAX na Europa. Além disso, a EASA publicou outra Directiva relativa a Segurança, com efeitos também a partir das 19h00 UTC, suspendendo todos os voos comerciais efectuados pelos operadores de países terceiros para dentro, ou fora da União Europeia, dos modelos acima mencionados.
Tratam-se de medidas de precaução aplicadas pela agência europeia enquanto não são conhecidos relatórios mais concisos acerca do que provocou o trágico acidente do voo ET302 da Ethiopian Airlines envolvendo um Boeing 737 MAX 8 no passado domingo, dia 10 de março. Segundo a EASA foram tomadas “para garantir a segurança dos passageiros”.
A investigação do acidente é liderada pelas autoridades etíopes com o apoio do ‘National Transportation Safety Board’ dos EUA, uma vez que a aeronave foi projetada e construída nos Estados Unidos. A EASA ofereceu a sua assistência no apoio à investigação de acidentes.
A EASA analisa continuamente os dados assim que se tornam disponíveis. A investigação do acidente está em andamento, e ainda é cedo para tirar conclusões sobre a causa do acidente.