A companhia alemã Lufthansa começou a voar nesta semana com o Boeing 747-8i, o maior avião de longo curso da fábrica norte-americana, na rota de Frankfurt para o Rio de Janeiro, o que já acontecia desde há quase um ano para o Aeroporto de Guarulhos na cidade de São Paulo.
Com a chegada do B747-8 ao Aeroporto do Galeão a companhia aérea alemã passa a oferecer 728 lugares por dia de Frankfurt para as duas principais cidades brasileiras e igual número nos voos de regresso. Isto significa que com apenas duas rotações a Lufthansa tem a possibilidade de movimentar 1.456 passageiros por dia nos dois aeroportos brasileiros e com destino a uma única cidade alemã, neste caso concreto Frankfurt.
A Lufthansa é a primeira companhia aérea a utilizar este modelo de avião no Rio de Janeiro. Outra novidade para o mercado é que o Boeing 747-8 será equipado com quatro classes de serviços, incluindo a nova Premium Economy, lançada em todo mundo em Novembro passado, e também com a nova Business Class, com assentos que viram cama e garantem o máximo de espaço e privacidade aos passageiros.
A nova aeronave apresenta ganhos significativos em termos de eficiência ambiental: os motores Gent GEnx-2B consomem menos querosene e atingem um ganho de 15% em eficiência e redução das emissões de CO2 por passageiro. Adicionalmente, as emissões de ruídos são 30% menores.