Um Boeing 767-300ER, registo CC-CXH, da LATAM Airlines, ao serviço da LAN Peru, fez na quinta-feira, dia 24 de dezembro, pelas 12h00 locais, um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Faro/Algarve, no sul de Portugal.
A inesperada escala do avião deveu-se a uma avaria mecânica, confirmada por fontes aeroportuárias, tendo a manobra de aterragem sido feita com um único motor em funcionamento, segundo apurou o ‘Newsavia’.
O aparelho fazia o voo LA2706, entre a cidade de Lima, capital do Peru, na América Latina, e a cidade de Madrid, em Espanha, tendo a bordo 261 ocupantes, entre passageiros e tripulantes.
Uma fonte aeroportuária disse à agência noticiosa portuguesa Lusa que foram “ativados os meios de socorro nestas circunstâncias”, que levou o comando distrital de operações de socorro de Faro a decretar um alerta vermelho no aeroporto, sem especificar o motivo.
Os passageiros foram desembarcados e conduzidos para o Terminal do aeroporto, onde aguardaram indicações sobre a maneira como irão continuar viagem até à capital espanhola, o que se verificou no final do dia.
Passageiros retomaram viagem para Madrid em B77-200ER da LAN
Os passageiros e tripulantes do avião da LATAM Airlines que na manhã desta quinta-feira pousou em Faro, com avaria num motor, seguiram viagem ao princípio da noite para o Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Barajas, na cidade de Madrid.
Todos os 261 ocupantes do aparelho embarcaram num Boeing 777-200ER da LAN Chile, companhia agregada na LATAM, que estava em escala em Madrid. O avião partiu de Faro pelas 20h21 desta quinta-feira com destino à capital espanhola.
O Boeing 767-300ER avariado permanece no Aeroporto Internacional de Faro/Algarve, onde deverá ser sujeito a uma inspecção técnica e respectivos trabalhos de manutenção.
Posicionamento da LATAM Airlines sobre o incidente
Entretanto, recebemos da LATAM Airlines o seguinte posicionamento acerca do incidente que envolveu um avião da companhia que viajava de Lima para Madrid e que foi forçado a fazer um pouso de emergência em Faro:
«O voo LA 2706, que operava a rota Lima-Madri, reportou um problema técnico em um de seus motores e, por medida preventiva e de acordo com os procedimentos de segurança, alternou para o aeroporto Internacional de Faro, em Portugal, onde pousou normalmente.
A companhia tem oferecido assistência a todos os passageiros e já disponibilizou um voo especial para transportá-los a Madri, onde devem chegar ainda hoje à noite.
A LAN lamenta os inconvenientes que essa situação possa ter causado aos passageiros, e reitera o seu compromisso com a segurança como valor imprescindível e como parte de seus padrões operacionais.»
- Notícia atualizada às 22h00 UTC