Boeing anuncia suspensão da entregas de aviões 737 MAX

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora norte-americana Boeing anunciou que suspendeu as entregas de aeronaves de transporte de passageiros Boeing 737, na versão MAX, igual às duas que tiveram desastres fatais na Indonésia e na Etiópia, em dezembro de 2018 e em março deste ano, respetivamente. Contudo, a companhia diz que prosseguirá com o mesmo ritmo de produção nas suas linhas de montagem, onde são produzidos 52 aviões por mês, com previsão de 57 a partir do próximo mês de junho.

“Suspendemos as entregas do 737 MAX até encontrarmos uma solução”, disse um porta-voz da Boeing, acrescentando que a fabricante aeroespacial norte-americana mantém a produção do modelo.

O porta-voz da empresa descartou a possibilidade de reduzir o ritmo de produção ou fechar temporariamente as fábricas. “Estamos a avaliar as nossas capacidades e vamos ver onde é que os aviões que saem da linha de montagem vão ser armazenados”, referiu.

Em outubro do ano passado, outro Boeing 737 MAX 8, da companhia Lion Air, despenhou-se no Mar de Java, na Indonésia, 12 minutos após a descolagem. Uma das ‘caixas negras’ indicou que o motivo do desastre foi uma falha no sistema automático, causando 189 mortos.

Na sequência do acidente no domingo, dia 10 de março, na Etiópia, a Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) proibiu dois dias depois os modelos 737 MAX de operarem no continente europeu, juntando-se a 20 países e 30 companhias aéreas de todo o mundo que suspenderam os voos com esses aparelhos. Igual procedimento adoptaram mais tarde os estados americanos e outros países, pelo que, presentemente, todos os aviões desta série da Boeing se encontram estacionados.

As duas ‘caixas negras’ do avião Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines, que também caiu poucos minutos após levantar voo para Nairobi, serão analisadas em França, onde chegaram na quinta-feira, dia 14 de março. As autoridades etíopes recusaram-se a enviar esses equipamentos para os EUA, por serem parte interessada na investigação. A leitura dos dois gravadores, um de dados e outro das conversas na cabina de comando do avião, será da responsabilidade do organismo francês de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA – Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pour la sécurité de l’aviation civile).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...