Um avião Boeing 737 da United Airlines despistou-se na manhã desta terça-feira, dia 5 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Spokane, o segundo mais importante do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos da América, quando se preparava para levantar voo com destino ao Aeroporto de Denver, cerca das 06h00 locais (14h00 UTC).
Não estão ainda bem esclarecidas as razões que levaram ao despiste da aeronave, que, segundo alguns passageiros, ainda em cima da pista, e no início da aceleração para a descolagem, tomou um rumo incerto e ficou imobilizada num banco de gelo no taxiway lateral esquerdo, e relação à posição de descolagem do avião.
Não há feridos entre os cerca de 140 ocupantes da aeronave, que foram retirados do avião cerca de duas horas depois do incidente, dado que os bombeiros e socorristas tiveram de limpar o gelo para permitir o acesso ao avião e criar vias de circulação para os autocarros que foram buscar os ocupantes da aeronave para o terminal do aeroporto. Toda a zona tem sido fustigada por um forte nevão desde o fim-de-semana, embora o movimento aeroportuário estivesse a decorrer com normalidade.
A United Airlines já confirmou o incidente e anunciou que os passageiros seguirão viagem num voo especial arcado para as 13h45 locais (21h45 UTC).
Fontes aeroportuárias disseram que o tráfego no aeroporto será retomado logo que os serviços técnicos consigam rebocar o avião, o que deverá verificar-se antes das 12h00 locais. Aparentemente não há estragos materiais visíveis na fuselagem do Boeing 737 da United, afirmaram alguns passageiros entrevistados por cadeias de televisão. Contudo, é cedo para ajuizar eventuais avarias, trabalho que é da responsabilidade da equipa de manutenção técnica da companhia aérea.