Cabo Verde autoriza novo empréstimo para pagar despesas da TACV

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O governo da República de Cavo Verde autorizou a companhia Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) a contrair um empréstimo bancário de 1.500 milhões de escudos cabo-verdianos (16 milhões de dólares) com o aval do Estado, ao abrigo de uma resolução publicada em ‘Boletim Oficial’.

O empréstimo será contraído junto dos bancos Privado Internacional, de Negócios Internacional e de Negócios Internacional Europa e a sua necessidade deriva, de acordo com a resolução, “da situação económico-financeira desfavorável” que a empresa atravessa.

O governo cabo-verdiano autorizou em Julho passado a TACV a contrair um outro empréstimo bancário de 187 milhões de escudos (dois milhões de dólares) junto do Banco Privado Internacional (BPI).

A companhia aérea pública está em processo de reestruturação com vista à sua privatização, tendo o governo assinado com o grupo islandês Icelandair um contracto de gestão da empresa pelo período de um ano.

Com um passivo acumulado de mais de 11 mil milhões de escudos (118 milhões de dólares), a empresa assegura agora apenas as ligações internacionais depois de o governo ter negociado com a Binter Cabo Verde o exclusivo das ligações no mercado doméstico, empresa na qual entrou com 49% do capital. Contudo, essas ligações – nomeadamente para aeroportos europeus, com destaque para Lisboa, Nordeste Brasileiro e costa leste dos Estados Unidos da América – não podem ser feitas pelo único avião que a companhia tem, um Boeing 757-200, por se encontrar avariado.

A TACV, companhia de capitais públicos, tem fretado aviões a companhias estrangeiras, nomeadamente portuguesas, para realizar os seus voos internacionais, dado que o B757-200 tem um motor avariado, a necessitar de substituição. Devido a dívidas anteriores, ainda não saldadas, não tem sido possível a substituição do motor, revelaram fontes conhecedoras da situação. Entretanto, a companhia está praticamente parada há várias semanas, com todo o seu pessoal – técnicos e administrativos a aguardarem a chegada de novos aviões prometidos desde há muitas semanas pelos responsáveis governamentais, que tutelam a companhia aérea.

 
Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...