A TAAG Linhas Aéreas de Angola comunicou nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, que o voo DT 650 da quarta-feira, dia 2, com saída inicialmente prevista para as 23h20 locais, no itinerário Luanda-Lisboa-Luanda “partiu para o destino final com um ligeiro atraso”. Tal foi motivado pela substituição de equipamento devido a um incidente em terra, devido ao embate de um camião da Sonangol e a aeronave Airbus A340-300 da companhia Hifly Malta (matrícula 9H-FOX), que operava um voo para a TAAG, aquando das manobras de reabastecimento da aeronave.
“Este incidente inesperado, motivou a rápida reacção das equipas TAAG na proteção dos passageiros, tendo o voo sido assegurado por uma aeronave de substituição, modelo Boeing 777-300ER (matrícula D2-TEI), subtraída de um dos serviços que estava em programação para o dia 3 de novembro, sem impacto adicional para a calendarização global de voos”, explica uma nota do Gabinete de Comunicação e Imprensa da TAAG distribuído na tarde desta quinta-feira, em Luanda.
Os passageiros seguiram viagem com sucesso, tendo a TAAG encetado todos os esforços para garantir o cumprimento do serviço Luanda-Lisboa-Luanda num claro sentido de compromisso para com os seus clientes e parceiros.
A TAAG afirma que é alheia ao ocorrido, tendo solicitado a abertura de um inquérito para averiguação do incidente (apenas danos materiais a registar no avião) e comunicado às entidades competentes, nomeadamente a SGA (Sociedade Gestora de Aeroportos) e ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil).
- A imagem mostra um avião Airbus A330-300 da Hi Fly no Aeroporto de Luanda. Foto © Tony Mangueira Fernandes.