O “pior que podia acontecer” era a realização de uma greve na TAP, avisa o governo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ministro português das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerou nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, que “o pior que podia acontecer” à TAP era a realização de uma greve que cause uma disrupção na vida da empresa num momento em que esta está a recuperar.

O ministro assumiu esta posição no final da reunião do Conselho de Ministros, em que foi aprovada uma proposta de Programa Nacional de Habitação, quando foi questionado sobre a possibilidade de realização de uma greve na TAP.

“O trabalho com os sindicatos, com a organizações que representam os trabalhadores da TAP vai continuar, mas obviamente que o pior que podia acontecer num momento em que a empresa está a recuperar e a dar os primeiros sinais positivos dessa recuperação, [era] termos uma greve que cause uma disrupção na vida da companhia”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação.

Pedro Nuno Santos afirmou estar bem ciente dos cortes salariais a que os trabalhadores estão sujeitos e a pressão que tal coloca nas suas vidas, mas ressalvou que não pode iniciar-se o fim estes cortes antes de a situação da empresa estar estabilizada.

“Tivemos um trimestre em que a companhia aérea deu lucro, mas a TAP tem, em 2022, ainda um prejuízo acumulado e tem um plano de restruturação ainda muito desafiante para implementar”, disse o ministro, sinalizando a importância do trabalho com os sindicatos.

Porém, ressalvou, uma greve, além da disrupção que causa, não tem em consideração “o esforço tremendo que o povo português fez para que a TAP não tenha desaparecido em 2020”.

“Temos a expectativa, como tivemos até agora, da parte dos trabalhadores, da cooperação para recuperarmos e conseguirmos salvar a companhia”, disse, afirmando ser esta a melhor forma de proteger os postos de trabalho e também de respeitar a injeção de capital que o país fez na empresa.

Entretanto, na tarde desta quinta-feira, dia 3 de novembro, os tripulantes da TAP decidiram avançar com uma greve nos dias 8 e 9 de dezembro, em assembleia geral do Sindicato Nacional Pessoal de Voo da Aviação Civil (LINK notícia relacionada).

 

  • Foto © Página oficial do Governo de Portugal/João Bica

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...