A Airbus entregou 735 aeronaves comerciais para 87 clientes ao redor do mundo em 2023, demonstrando um desempenho robusto apesar de um ambiente operacional complexo. O setor de Aeronaves Comerciais registou 2.319 novos pedidos brutos (2.094 líquidos). Como resultado, o total de encomendas firmes em carteira (designado internacionalmente por backlog) no final de ano de 2023 ficou em 8.598 aeronaves.
“2023 foi um ano marcante para o setor de aeronaves comerciais da Airbus, com vendas e entregas excecionais no extremo superior de nossa meta”, considera Guillaume Faury, CEO da Airbus, citado num comunicado da construtora aeroespacial europeia. “Vários fatores se combinaram para nos ajudar a atingir nossos objetivos, incluindo a flexibilidade e capacidade aprimoradas de nosso sistema industrial global, bem como a forte demanda das companhias aéreas para renovar suas frotas com nossas aeronaves mais modernas e eficientes em termos de combustível.” Guillaume Faury acrescentou: “Isso é uma conquista notável. Meus agradecimentos vão para nossos clientes, parceiros fornecedores e todas as equipes da Airbus que tornaram isso possível.”
“Originalmente, prevíamos a recuperação da aviação em algum momento entre 2023 e 2025, mas o que vimos em 2023 foi, a par do mercado de aviões de corredor único, o retorno das encomendas de aviões de dois corredores, o que acontece muito mais cedo do que o esperado e com vigor”, disse Christian Scherer, recém-nomeado presidente executivo do departamento de Aeronaves Comerciais da Airbus. “Um grande elogio às nossas equipas comerciais e regionais e, principalmente, um grande obrigado aos nossos clientes por sua confiança e parceria. Nunca vendemos tantos A320s ou A350s em um determinado ano, sem mencionar a chegada de sete novos clientes para o A350-1000. As viagens estão de volta e há um impulso sério!” Christian acrescentou: “Tenho orgulho de dizer que hoje existem 735 aeronaves Airbus mais eficientes em termos de combustível voando, pavimentando o caminho para o nosso futuro com menor emissão de carbono. São os pedidos que conquistamos hoje que nos apoiarão a investir em soluções inovadoras e ainda mais sustentáveis amanhã.”
Os resultados financeiros do ano completo de 2023 da Airbus serão divulgados o próximo dia 15 de fevereiro de 2024.